Banca de DEFESA: FELIPE IVAN SOUZA DOS SANTOS

DISCENTE: FELIPE IVAN SOUZA DOS SANTOS
DATA: 08/05/2024
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/arthur-goncalves-machado-junior

Cálculo de área e perímetro de figuras Planas: um estudo para alunos do 8º ano do ensino fundamental 2

Educação Matemática, Professor Pesquisador, Ensino e Aprendizagem, Modelagem Matemática, Geometria, Área e Perímetro de Figuras Planas.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A modelagem matemática é uma estratégia de ensino que pode ser utilizada para propor a organização de um ambiente de ensino e aprendizagem, envolvendo alunos e professor na resolução de problemas ligados à sua realidade e, tendo em vista que existem diversas pesquisas que apontam ser necessário o professor ampliar o uso de estratégias em sua prática docente para favorecer a aprendizagem de objetos de conhecimento da matemática, essa pesquisa é construída nesse sentido. Numa abordagem qualitativa e tem como objetivo investigar como a modelagem matemática, na organização do ensino de áreas e perímetros das figuras planas, pode subsidiar atividades práticas fazendo uso de plantas baixas. Tendo como questão de investigação: Como a modelagem matemática, na organização do ensino de áreas e perímetros das figuras planas, pode ser abordada em atividades práticas fazendo uso de plantas baixas? Assim, a pesquisa procurou relacionar características que foram encontrados em quatro trabalhos, como parâmetros, na organização e definição das atividades. Dessa forma, a busca por uma postura/prática capaz de contribuir para a construção do conhecimento dos alunos, nos fez elaborar uma proposta de ensino para o cálculo de área e perímetro a partir de uma planta baixa, utilizando como ambiente organizador a Modelagem Matemática. Na modalidade colaborativa, a pesquisa coletou dados por meio de gravação, seja por áudio ou vídeo, questionários e atividades em grupos, onde os participantes foram convidados a compartilhar suas vivências/experiências, de sala de aula, em relação a articulação da modelagem matemática com plantas baixas no ensino de área e perímetros das figuras planas. A partir da análise narrativa, foi possível inferir que, os resultados refletem uma melhor compreensão do professor e pesquisador em relação ao tipo de organização didática capaz de potencializar um ambiente de ensino e aprendizagem de área e perímetro de figuras planas. O que propiciou a produção de um Produto Educacional intitulado Proposta de Ensino para o Cálculo de Área e Perímetro de Figuras Planas, a partir da articulação entre a modelagem matemática e plantas baixas para o ensino de área e perímetros das figuras planas.

Presidente - 1780077 - ARTHUR GONCALVES MACHADO JUNIOR
Interno - 3294480 - FABIO COLINS DA SILVA
Externo à Instituição - JOSE RICARDO DA SILVA ALENCAR
Notícia cadastrada em: 06/05/2024 13:12